"No princípio era o Jardineiro. E o Jardineiro criou as Rosas. E, tendo criado as Rosas, criou as chácaras e o jardim, com todas as coisas que neles vivem para glória e contemplação das rosas.
Criou a palmeira, a grama. Criou as folhas, os galhos, os troncos e botões. Criou a terra e o estrume. Criou as árvores grandes para que amparasse o toldo azul que cobre o jardim e a chácara, e ele não caísse e esmagasse as Rosas. Criou as borboletas e os vermes. Criou o sol, as brisas, o orvalho e as chuvas.
Grande é o Jardineiro! Suas longas pernas são feitas de troco eterno. Os braços são galhos que nunca morrem; a espádua é como um forte muro por onde a erva trepa. As mãos, largas, espalham benefícios as Rosas.
Verde agora mesmo. A noite voou, a manhã clareia o céu, cruzam-se as borboletas e os passarinhos, há uma chuva de pupilos e treinados no ar. Mas a terra estremece. É o pé do Jardineiro que caminha para as Rosas. Vede, traz nas mãos o regador que borrifa sobre as Rosas a água fresca e pura, e assim também sobre as outras plantas, todas criadas para glória das Rosas. Ele o formou no dia em que, tendo criado o sol, que dá vida às Rosas, este começou a arder sobre a terra. Ele o enche de água todas as manhãs, uma, duas, cinco, dez vezes. Para a noite, pôs ele no ar um grande regador das chuvas que alagam a terra de água e de vida.
Entretanto, as Rosas estavam tristes, porque a contemplação das coisas era muda e os olhos dos pássaros e das borboletas não se ocupavam bastantemente das Rosas. E o Jardineiro, vendo-as tristes, perguntou-lhes:
- Que tendes vós, que inclinais as pétalas para o chão?
Dei-vos a chácara e o jardim; criei o sol e os ventos frescos; derramo sobre vós o orvalho e a chuva; criei todas as plantas para que vos amem e vos contemplem. A minha mão detém no meio do ar os grandes pássaros para que vos não esmaguem ou devorem. Sois a princesa da terra. Por que inclinais as pétalas ao chão?
Então as rosas murmuravam que estavam tristes porque a contemplação das coisas era muda, e elas queriam quem cantasse os seus grandes méritos e as servisse.
O Jardineiro sacudiu a cabeça com um gesto terrível; o jardim e a chácara estremeceram até aos fundamentos. E assim falou ele, encostado ao bastão que trazia:
- Dei-vos tudo e não estais satisfeitas?
Criei tudo para vós e pedis mais? Pedis a contemplação de outros olhos; ides tê-la. Vou criar um ente à minha imagem que vos servirá, contemplará e viverá milhares e milhares de sóis para que vos sirva e ame.
E, dizendo isto, tomou de um velho tronco de palmeira e de um falcão. No alto do tronco abriu duas vendas iguais aos seus olhos divinos, mais abaixo outra igual à boca; recortou as orelhas, alisou o nariz, abriu-lhe os braços, as pernas, as espáduas. E, tendo feito o vulto, soprou-lhe em cima e ficou um homem. E então, lançou mão de um tronco de laranjeira, rasgou os olhos e a boca, contornou os braços e as pernas e soprou-lhe também em cima, e ficou uma mulher.
E como o homem e a mulher adorassem o Jardineiro, ele disse-lhes:
- Criei-vos para o único fim de amardes e servirdes as Rosas, sob pena de morte e abominação, porque eu sou o Jardineiro e elas são as senhoras da terra, donas de tudo o que existe' o sol e a chuva, o dia e a noite, o orvalho e os ventos, os besouros, os colibris, as andorinhas, as plantas todas, grandes e pequenas, e as flores, e as sementes das flores, as formigas, as borboletas, as cigarras e os filhos das cigarras.
O homem e a mulher tiveram filhos e os filhos outros filhos, e disseram eles entre si:
- O Jardineiro criou-nos para amar e servir as Rosas; façamos festas e danças para que as Rosas vivam alegres.
Então, vieram as chácaras e ao jardim, e bailaram e riram, e giraram em volta das Rosas, cortejando-as e sorrindo para elas. Vieram também outros e cantaram em verso os merecimentos das Rosas. E quando queriam falar da beleza de alguma filha das mulheres faziam comparação com as Rosas, porque as Rosas são as maiores belezas do Universo, elas são as senhoras de tudo o que vive e respira.
Mas, como as Rosas parecessem enfaradas da glória que tinham no jardim, disseram os filhos dos homens às filhas das mulheres: Façamos outras grandes festas que as alegrem.
Ouvindo isto, o Jardineiro disse-lhes:
- Não colhei-as primeiro, levai-as depois a um lugar de delícias que vos indicarei.
Vieram então os filhos dos homens e as filhas das mulheres e colheram as Rosas, não só as que estavam abertas como algumas ainda não desabrochadas; e depois as puseram no peito, na cabeça ou em grandes molhos, tudo conforme ordenara o Jardineiro. E levando-as para fora do jardim, foram com elas a um lugar de delícias, misterioso e remoto, onde todos os filhos dos homens e todas as filhas das mulheres as adoram prostrados no chão. E depois que o Jardineiro manda embora o sol, pega das Rosas cortadas pelos homens e pelas mulheres, e uma a uma prega-as no toldo azul, que cobre a chácara e o jardim, onde elas ficam cintilantes durante a noite. E é assim que não faltam luzes que clareiam a noite quando o sol vai descansar por trás das grandes árvores do ocaso.
Elas brilham, elas cheiram, elas dão as cores mais lindas da terra. Sem elas, nada haveria na terra, nem o sol, nem o jardim, nem a chácara, nem os ventos, nem as chuvas, nem os homens, nem as mulheres, nada mais do que o Jardineiro, que as tirou do seu cérebro, porque elas são os pensamentos do Jardineiro, desabrochadas no ar e postas na terra, criada para elas e para glória delas. Grande é o Jardineiro! Grande é o eterno é o Pai sublime das Rosas sublimes."
Sejamos GRATOS por tudo e por todos!
Seja bem-vindo, Ano Novo!
Que seja florido e perfumado para todos nós!
Feliz Ano novo.
ResponderExcluirQue leitura maravilhosa nos proporcionaste aqui! Adorei e o jardineiro é realmente GRANDE e PODEROSO! Que todas as rosas dos jardins lembrem disso!!!
ResponderExcluirQue 2023 seja muiiiiiiito legal, traga saúde pra todos, amor, alegrias de montão! beijos, chica
Querida amiga Roselia, escreve tão bem, de forma poética.
ResponderExcluirBelo trabalho, o deste jardineiro, que faz brilhar as flores.
Adorei o texto.
Um dia bem passado!
Beijinhos
Mas que lindo texto! Uma paráfrase de "No princípio era o Verbo".
ResponderExcluirE grande é o Jardineiro que, a partir das Rosas, da sua beleza e do
seu perfume, cria todas as outras coisas, inclusive os homens e as
mulheres, os filhos dos homens e as filhas das mulheres.
Que todos vivamos em Santa Paz, pois essa é vontade do Jardineiro
que tanto trabalho teve para plantar a Serenidade.
Que o Ano Novo nos traga tranquilidade e Saúde. E nós faremos a nossa
parte para que isso possa acontecer.
Beijinhos
Olinda
Olá, amiga Roselia!
ResponderExcluirInteressante texto aqui nos presenteia, onde as rosas são o mote principal.
Gostei muito.
Deixo os meus votos de um Feliz Ano Novo de 2023, com muita saúde, paz e amor.
FELIZ ANO NOVO DE 2023!!
Beijinhos, com carinho e amizade.
Mário Margaride
http://poesiaaquiesta.blogspot.com
Tão, mas tão lindo ♥ Amei Querida Amiga!!!
ResponderExcluirFeliz Ano Novo! Um brinde a viver a vida ao máximo em 2023. Como uma pessoa sábia disse uma vez: "Você só vive uma vez, mas se fizer direito, uma vez é o suficiente!"
Beijinhos
Que o Jardineiro continue plantando amor e paz nos nossos corações e que estejamos à altura de sermos grat@s.
ResponderExcluirMinha querida amiga, beijinho com voto de feliz fim de semana e óptimo 2023 para si e quem desejar.
Paz no Universo!!
Deixo os meus votos extensivos para todos os familiares e amigos. Obrigada pelo carinho no meu Cantinho.
ResponderExcluir.
Que as dificuldades consigam ser ultrapassadas, são os desejos para 2023
.
BOAS FESTAS
Beijo/Abraço.
Um texto belo e florido como o seu coração.
ResponderExcluirQuerida amiga, desejo-lhe um Feliz Ano Novo, pleno de saúde, alegrias, paz, amor e incontaveis momentos felizes.
Beijinhos
Passe um fim de ano sem sobressaltos e feliz, Rosélia!
ResponderExcluirSejamos felizes a semear flores, paz, amor e muita felicidade.
Bom 2023 carregado de coisas boas para o ano inteiro, principalmente saúde!!
Boas entradas!!
Bjs&Abraços
Oi Rosélia! Texto maravilhoso! Que nosso pai lá no céu, o nosso jardineiro, nos abençoe e proteja neste ano que vai nascer. Feliz 2023! Que seja feliz e próspero! Um abraço! Beijos nas bochechas!
ResponderExcluir🌟🌟✨✨😘
Um texto lindo.
ResponderExcluirAbraço, saúde e um feliz Ano 2023
Olá, amiga Roselia!
ResponderExcluirQue o Jardineiro plante belas e lindas flores, para perfumar de amor e paz este novo ano.
Votos de uma excelente semana, e Feliz Ano Novo!
Beijinhos, com carinho e amizade
Mário Margaride
http://poesiaaquiesta.blogspot.com
muito bonito passando para desejar um feliz ano novo com tudo de bom muita saude bjs
ResponderExcluirTomara que apareça um jardineiro na minha vida para plantar muitas flores,
ResponderExcluirpara deixar meus dias alegres e floridos, e esse jardineiro é Deus.
Amiga Roselia, bom fim de semana, abraços
Um texto que nos eleva e leva em busca dos jardins floridos como quereríamos que fosse o nosso mundo.Por isso Ele nasceu.
ResponderExcluirLindi, lindo, Rosélia
Feliz 2023
O Jardineiro é Deus, que vai continuando a plantar e a perfumar amor e paz nos corações.
ResponderExcluirBelo texto destinado á Meditação.
Parabéns, Rosélia.
Beijo
SOL da Esteva
Gostei. Muita criatividade!
ResponderExcluir"Grande é o Jardineiro! Grande é o eterno é o Pai sublime das Rosas sublimes."
Beijinhos e tudo de bom no jardim que nos é dado habitar!
Adorei o post!
ResponderExcluirBoa semana!
O JOVEM JORNALISTA está no ar com muitos posts interessantes. Não deixe de conferir!
Jovem Jornalista
Instagram
Até mais, Emerson Garcia
um lindo e feliz domingo cheio de saude bjs
ResponderExcluir