domingo, 21 de maio de 2023

Flores Falam






"Tenho eu culpa que o Criador rodeasse de espinhos as rosas, e que elas surjam assim do seio da terra, formosas, mas pungentes? 
Visitei há dias um canteiro de rosas. Foi antes da chuva.
Tudo que nos circundava, a mim e as rosas, convidava à cisma, à poesia e aos voos livres da imaginação.

Deus vos fez tão belas, e que os antigos vos ligaram ao mito de Vênus.

Haverá acaso horas mais vivas que as da noite?
Noite: abrem-se as flores... Que esplendores!"
(Machado de Assis- Crônicas)
🌹




Achego-me perto das belas,
Conto-lhes segredos  mil.
Saio do meu duro degredo,
Liberto toda minha paixão.
🌹
Ponho minha veste de poesia,
Escrevo até regar as flores.
Sou bom orvalho em versos,
No azul do meu viver.
🌹
Num cenário de aquarelas,
Vejo um céu bem anil.
Como elas sabem meu segredo,
Nada lhes fica oculto do meu coração.
🌹
O celeste traje é pura magia,
Eles purificam meus ardores.
Não tardará anoitecer, sonhos
Lindos de amor vou já tecer.
🌹






Ofereço aos que lutam pela vida nos leitos em recuperação. 





10 comentários:

  1. Bem trazida a Enya, Machado de Assis e tua bela poesia florida! A foto inicial é muito inspiradora... Todas lindas e realmente algumas falam ou parecem algo nos dizer!
    beijos, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Amiga Rosélia,
    As flores são uma inspiração e nos fazem sentir tão bem!
    São como que um aconchego para o nosso coração.
    Belas as que partilha!
    Linda a música também.
    Beijinhos e um dia muito abençoado.
    Muita paz no seu coração.
    Ailime

    ResponderExcluir
  3. E como é perfumada a "voz" das flores
    Uma noite feliz

    ResponderExcluir
  4. Bom dia, amiga Roselia!
    As flores, são uma luz cintilante que nos ilumina, e nos faz sentir mais felizes.
    Belo e encantador poema, que muito gostei.
    Deixo os meus votos, de um excelente fim de semana, com muita saúde.
    Beijinhos, com carinho e amizade.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Amiga Roselia!
    Que bela poesia, as flores perfumam e enfeitam nossos dias.
    Grande oferecimento, aos que lutam pela vida, nos leitos de hospitais ou em casa.
    Deus dê saúde a todos🙏.

    Amiga querida, Desejo-lhe um bom fim de semana com saúde, paz e muitas alegrias.

    Beijinhos 🌷

    ResponderExcluir
  6. " São Rosas, Senhor. São rosas" respondeu Santa Isabel ao seu Rei e Senhor. E deu-se o Milagre, no seu regaço, da transformação do pão em rosas.
    Parece ser das passagens mais encantadoras da História de Portugal.

    Beijo
    SOL da Esteva

    ResponderExcluir
  7. As flores dão cor aos nossos dias e perfumam a nossa alma. Maravilhoso poema em plena sintonia com o encanto das flores.
    Beijinhos minha amiga

    ResponderExcluir
  8. Uma linda seleção de flores belas que falam e encantam. Que elas possam suavizar a vida dos enfermos e dar brilho aos nossos olhos sensíveis de poesia.
    Bom fim de domingo e feliz semana.
    Bjos e paz.

    ResponderExcluir
  9. Neste belo dueto poético onde a prosa e a poesia fazem morada, encontram-se as flores, musas cantadas a adornar lindamente esta página.
    Que o enlevo contido nas flores embeleze a vida, principalmente daqueles que estão fragilizados.
    Bjsss, amiga.
    Carmen

    ResponderExcluir

Florescência Poética

Sejamos como a Primavera que renasce cada dia mais bela…  Exatamente porque nunca são as mesmas flores”.  (Clarice Lispector)  🌹 A cada mês...